"É a Educação Infantil que historicamente tem assumido o lugar de ampliar as possibilidades da criança de expressar-se na linguagem oral, reconhecendo o importante papel dessa linguagem na sua constituição como sujeito falante."
"O desenvolvimento da fala depende das interações sociais,
das possibilidades que a criança tem de observar e participar de situações comunicativas diversas."
Maternal I e II
"Desde o berçário, os bebês podem compreender o que se passa ao seu redor, antes mesmo de desenvolverem a fala. Quando se estabelece conversas com eles em um
processo intenso de comunicação pode-se identificar desejos, sentimentos de ambos – bebê e educador."
Berçário
"Com as crianças do maternal e da Pré-Escola o mesmo acontece, pois vivendo em situações do cotidiano vão aprendendo a se comunicar com diferentes propósitos: para
pedir algo, contar alguma coisa que aconteceu e para se relacionar. Assim, é vivendo a linguagem oral no dia-a-dia que a criança vai aprendendo a fazer uso da mesma e se apropriando do seu funcionamento e descobrindo a
possibilidade de registro."
Conversa informal do MI com a Profº Dhaiela
Rodinha de cantigas com MI e MII
Chamadinha no MII com Educador Wellington
Cantigas de roda espontânea no MI
Texto retirado das Orientações Curriculares da Educação Infantil, SME - RIO.
0 comentários:
Enviar um comentário