quarta-feira, 3 de abril de 2013

Linguagem oral - Falar, conversar e comunicar


"É a Educação Infantil que historicamente tem assumido o lugar de ampliar as possibilidades da criança de expressar-se na linguagem oral, reconhecendo o importante papel dessa linguagem na sua constituição como sujeito falante."




"O desenvolvimento da fala depende das interações sociais, 
das possibilidades que a criança tem de observar e participar de situações comunicativas diversas."



Maternal I e II


"Desde o berçário, os bebês podem compreender o que se passa ao seu redor, antes mesmo de desenvolverem a fala. Quando se estabelece conversas com eles em um 
processo intenso de comunicação pode-se identificar desejos, sentimentos de ambos – bebê e educador."


Berçário


"Com as crianças do maternal e da Pré-Escola o mesmo acontece, pois vivendo em situações do cotidiano vão aprendendo a se comunicar com diferentes propósitos: para 
pedir algo, contar alguma coisa que aconteceu e para se relacionar. Assim, é vivendo a linguagem oral no dia-a-dia que a criança vai aprendendo a fazer uso da mesma e se apropriando do seu funcionamento e descobrindo a 
possibilidade de registro."

Conversa informal do MI com a Profº Dhaiela


Rodinha de cantigas com MI e MII

Chamadinha no MII com Educador Wellington

Cantigas de roda espontânea no MI

Texto retirado das Orientações Curriculares da Educação Infantil, SME - RIO.



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